“Os Direitos Humanos não vão de Férias 2018”: CNDHC e JxP lançam edição da iniciativa em Santa Cruz

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) e o Movimento Jovens pela Paz (JxP) lançaram esta quarta-feira, 8 de Agosto, a segunda edição da iniciativa “Os Direitos Humanos não vão de Férias”, no concelho de Santa Cruz.

 

A atividade, que contou com a participação de elementos das duas organizações e do Ponto Focal da CNDHC no concelho, Emanuel Ramos, teve uma grande aceitação por parte das pessoas abordadas, que se comprometeram a ler com atenção a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Para isso, foram distribuídos cerca de 260 exemplares da Declaração Universal dos Direitos Humanos e aproveitou-se para divulgar a campanha nacional de celebração dos 70 anos do documento, que será assinalada a 10 de Dezembro.

Conhecer, proteger e defender os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos são os objetivos da iniciativa, que desafia os cabo-verdianos a uma leitura individualizada da Declaração Universal dos Direitos Humanos em espaços públicos.

O objetivo é promover este documento, que no próximo dia 10 de Dezembro completa 70 anos, para que os seus princípios sejam uma ferramenta para o reforço da cultura da paz e sã convivência na sociedade cabo-verdiana.

Recorde-se que a iniciativa “Os Direitos Humanos não vão de férias” foi lançada em 2017 com a realização de sessões em vários bairros da Cidade da Praia de 12 de Agosto a 18 de Setembro.

Nesta segunda edição, em 2018, estão previstas atividades noutros concelhos da ilha de Santiago.

 “Jovens pela Paz – JxP” é um movimento mundial de jovens que nasceu no seio da comunidade de Sant´Egídio, com o objetivo de promover a paz, a mediação de conflitos e a fraternidade.

A CNDHC é a instituição nacional de promoção, proteção e vigilância dos Direitos Humanos, Cidadania e Direito Internacional Humanitário.


Artigos relacionados:

+ Direitos Humanos não vão de Férias: encerramento decorreu no Plateau

+ CNDHC e JxP promovem capacitação em Direitos Humanos para jovens