ODS 16: CNDHC ministra módulo sobre corrupção a voluntários da AIESEC

O 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, alusivo à paz, justiça e instituições eficazes foi o mote para o módulo sobre “Consciencialização sobre a corrupção e o suborno e a sua prevenção no contexto local”.

A sessão foi dirigida por Marísia Nascimento, técnica da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania a voluntários da AIESEC, uma organização estudantil que funciona como uma plataforma internacional para jovens explorarem e desenvolverem o seu potencial de liderança.

A atividade decorreu no passado dia 24 de Agosto, na Cidade da Praia, tendo como principais objetivos dar a conhecer a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; transmitir noções básicas para identificação de situações básicas de corrupção e suborno; debater estratégias para trabalhar a temática com jovens; e partilhar a experiência da CNDHC em matéria de educação para os direitos humanos e cidadania.

Para além da CNDHC, a formação contou com o apoio de outras instituições, que abordaram módulos referentes aos outros ODS’s, nomeadamente ADECO, Associação Ambiental Caretta Caretta, Biosfera, Cruz Vermelha, Garantia Seguros, Quercus, ICIEG, ONU Mulheres, Programa de Voluntariado das Nações Unidas, Profin, ONU Habitat e UNICEF.

Refira-se que a formação se realizou no âmbito do projeto Youth 2 SDGs, desenvolvido pela AIESEC, com a finalidade de sensibilizar e educar crianças e jovens sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para isso, pretendem capacitar 146 crianças e jovens em 3 escolas secundárias da ilha de Santiago.