Segurança em África: Presidente da CNDHC participa em formação regional

“Gestão de Recursos de Segurança em África – Simpósio de Desenvolvimento Profissional” foi o título do workshop que decorreu de 12 a 20 de Janeiro de 2019, na Cidade de Adis Abeba, Etiópia. A Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, integrou a comitiva de Cabo Verde que participou na formação.

A iniciativa foi promovida pelo Centro Africano para Estudos Estratégicos e teve como foco as diversas ferramentas e técnicas usadas para uma gestão eficaz de recursos no sector da segurança em África.

O workshop incluiu sessões interativas, debates em grupo com base em casos específicos e exercícios de criação de cenários.

Além de Cabo Verde, o evento contou com a participação de representantes de vários países, nomeadamente Angola, Botsuana, Cabo Verde, Comores, eSwatini (Suazilândia), Etiópia, Guiné-Bissau, Quénia, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Somália, África do Sul, Seicheles, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

 

Refira-se que, desde 1999, o Centro Africano para Estudos Estratégicos tem apoiado iniciativas de desenvolvimento de capacidades no sector da segurança em África, pois entende que a gestão eficiente dos recursos disponíveis é o alicerce de uma estratégia eficaz da segurança nacional.

Para a organização, à medida que os desafios de segurança em África tornam-se mais complexos, a gestão eficiente dos recursos atribuídos ao sector da segurança torna-se especialmente importante.