Direitos das Mulheres: CNDHC recolhe subsídios de ONG’s para relatório

No passado dia 4 de Junho, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania reuniu-se com a Presidente da Associação de Luta contra a Violência Baseada no Género, Vicenta Fernandes, para conhecer as preocupações da organização relativamente aos direitos das mulheres em Cabo Verde. 

A Jurista da CNDHC, Thelma Tavares, e a Comissária Eloisa Borges recolheram subsídios sobre a perceção daquela organização não governamental sobre os avanços e défices do país no que se refere à promoção e proteção dos direitos das mulheres. 

No mesmo dia, foi ainda realizado um encontro com a Secretária Executiva da Organização das Mulheres de Cabo Verde, Eloisa Gonçalves. 

Os encontros decorreram no âmbito da preparação do relatório sombra da CNDHC, enquanto instituição nacional de direitos humanos, à Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW). 

Recorde-se que Cabo Verde será avaliado no próximo mês de Julho pelo Comité das Nações Unidas alusivo a esta Convenção, contando para isso com o relatório do Estado, submetido em 2017; o relatório sombra da CNDHC, enquanto instituição nacional dos direitos humanos; e o relatório sombra das ONG’s, que deverão ser submetidos até 10 de Junho. 

 

Artigo relacionado: 

+ Direitos das Mulheres: CNDHC prepara Relatório ao Comité das Nações Unidas