CNDHC lança vídeo do Cidadão Pikinoti com Língua Gestual

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) lançou esta sexta-feira, 14 de Junho, o vídeo do Cidadão Pikinoti com Língua Gestual. O ato decorreu na Escola Nova Assembleia, em Achada Santo António, Cidade da Praia. 

A atividade contou com diversos momentos culturais, protagonizados por crianças da Escola Nova Assembleia e da Escola Eugénio Tavares.

A produção do vídeo contou com as parcerias da Dikor, da Escola Secundária Pedro Gomes e da Associação Cabo-verdiana de Surdos. A Língua Gestual foi assegurada por Lívia Mendes (Samira), Igor Borges (Miguel) e Adelsa Tavares (narradora). 

O projeto contou com o apoio da UNICEF e financiamento da Bornefonden e da Cooperação Portuguesa. Resulta de uma adaptação da cartilha “Cidadão Pikinoti”, lançada pela CNDHC em 2013, com o objetivo de transmitir aos pikinotis os conceitos básicos relacionados com os seus direitos e deveres e com o exercício da cidadania. 

A adaptação para o formato audiovisual com língua gestual tem como objetivo permitir que o conteúdo seja acessível às crianças com deficiência auditiva. O vídeo será posteriormente distribuído aos estabelecimentos de ensino do país, esperando-se que possa ser utilizado como um recurso didático nas salas de recurso e não só. 

 

 

 

 

 

Recorde-se que, desde o seu lançamento, a cartilha Cidadão Pikinoti tem sido distribuída pelos jardins de infância e escolas do ensino básico do país. Em 2016, foi feita uma adaptação para o Sistema Pictográfico para Comunicação (SPC), destinada a crianças com necessidades educativas especiais, em parceria com Teresa Mascarenhas. Em 2018, foi lançada uma edição em formato audiovisual. 

Artigo relacionado: 

CNDHC LANÇA CIDADÃO PIKINOTI EM VÍDEO