Praia Pride 2019: CNDHC participa na marcha pelos direitos LGBTI

A Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, participou, no passado dia 29 de Junho de 2019, na marcha do Praia Pride 2019. 

A iniciativa foi promovida pela Associação LGBTI da Praia, com o objetivo de assinalar o 28 de Junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTI. 

A marcha percorreu as ruas do Plateau, na Cidade da Praia. Além da CNDHC, o evento com a participação de ativistas e entidades como o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género o Ministério da Família e Inclusão Social, a Câmara Municipal da Praia, a ONU Mulheres Cabo Verde, a Organização das Mulheres de Cabo Verde, a Verdefam, o CCS-SIDA, entre outros.

 

Recorde-se que o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo) é assinalado anualmente em vários países, com o objetivo de recordar um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de rusgas policiais que eram realizadas alí com frequência.

O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTI durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBTI, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. 

Atualmente, as Paradas do Orgulho LGBTI acontecem em quase todos os países do mundo, com o objetivo de chamar a atenção para a discriminação e violência contra pessoas por causa de sua orientação sexual ou identidade de género.

Fotos: ICIEG