Crimes Sexuais: CNDHC lança Manual de Avaliação e de Intervenção com Condenados

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) lançou esta segunda-feira, 15 de Julho, o PASS - Manual de Avaliação e de Intervenção com Condenados por Crimes Sexuais. 

O ato de abertura contou com as intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; da Presidente do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), Maria do Livramento Silva; e do Responsável pela Proteção da Criança do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, Jairson Gomes.  

Durante o evento, foi feita uma apresentação do Manual, elaborado pelo consultor internacional Ricardo Barroso, especialista em Psicologia Clínica e Forense, no estudo de caraterísticas e especificidades de condenados por crimes sexuais e elaboração de planos de intervenção nesta área. 

O manual destina-se a técnicos com formação em psicologia clínica que intervêm no processo de reinserção social de reclusos condenados por crimes sexuais, incluindo os estabelecimentos prisionais, delegacias de saúde e hospitais. 

O objetivo é reforçar a intervenção dos profissionais, contribuindo assim para a definição de uma estratégia que promova a mudança comportamental, a partir da prevenção de comportamentos sexualmente abusivos no regresso dos reclusos à vida em sociedade.  

 

 

 

 

 

 

 

 

Refira-se que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um dos grandes desafios de Cabo Verde, no que se refere à violação dos Direitos Humanos das crianças. Neste contexto, em 2016, a CNDHC lançou o “Estudo Diagnóstico sobre o Perfil dos Condenados por Crimes Sexuais contra Menores: conhecer para melhor intervir”, com o objetivo de conhecer o perfil dos condenados por crimes sexuais contra menores.

Uma das principais recomendações do estudo foi a necessidade de criação de um programa de intervenção especializado e estruturado direcionado para os reclusos condenados por crimes sexuais, por forma a evitar a reincidência. 

No seguimento, foi realizada uma formação em 2018 para técnicos de todas as ilhas com formação em psicologia clínica, com o objetivo de testar e recolher inputs para o “PASS – Manual de Avaliação e de Intervenção com Condenados Por Crimes Sexuais”, que é agora lançado. 

Artigos relacionados: 

CRIMES SEXUAIS: CNDHC REALIZA FORMAÇÃO SOBRE INTERVENÇÃO COM CONDENADOS

+ CRIMES SEXUAIS: CNDHC INICIA PRIMEIRA FASE DO PROJETO DE INTERVENÇÃO COM CONDENADOS

CRIMES SEXUAIS CONTRA MENORES: CNDHC REALIZA APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS CONDENADOS