Tortura: membros do Mecanismo Nacional de Prevenção preparam atividades para 2019

Os membros do Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura reuniram-se no passado dia 25 de Junho, para preparar o plano de atividades para o ano de 2019. 

Durante a sessão de trabalho, foram partilhadas informações e discutiram-se alguns aspetos relacionados com os procedimentos e funcionamento da estrutura. 

Além disso, foi iniciada a definição do cronograma de atividades, visitas e relatórios que o Mecanismo pretende realizar durante o ano de 2019. 

Recorde-se que a CNDHC foi designada como Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura e os membros da estrutura de apoio foram formalmente empossados no passado dia 17 de Julho. 

A Estrutura de Apoio ao Mecanismo é composta pela Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; dois Técnicos da CNDHC - Arlindo Sanches e Zoraida Fortes; uma Comissária representante do Ministério Público, Dulcelina Rocha; uma Comissária representante da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, Dulce Silva; um Comissário Representante das Comunidades Estrangeiras Residentes em Cabo Verde, José Viana; e um médico especialista em saúde mental indicado pela Ordem dos Médicos de Cabo Verde, Daniel Silves Ferreira.

 

O Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura tem como principal missão a prevenção da tortura e outras penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes em locais de privação de liberdade, incluindo estabelecimentos prisionais, esquadras policiais, estruturas de saúde, entre outras. 

 

Artigos relacionados:

+ Tortura: membros do Mecanismo Nacional de Prevenção formalmente empossados

+ Resolução que cria o Mecanismo Nacional de Prevenção