70 anos da DUDH: CNDHC encerra campanha na ilha do Sal

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania encerrou a campanha dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos na ilha do Sal no passado dia 10 de Dezembro de 2019 – Dia Internacional dos Direitos Humanos, com uma marcha e uma atividade cultural.

As atividades contaram com as participações da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Patrícia Graça; das Representantes da Democracy Reporting International, Natalia Carrusca de Oliveira e Selma Kukuruzovic; e do Presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes.

A marcha contou com a participação de associações e escolas da ilha e percorreu as localidades de Chã de Matias, Ribeira Funda e Preguiça, com fim no Cine ASA. Alí, decorreu a atividade cultural com a participação de Hilário Silva, autor da música oficial da campanha, intitulada “nos tud tem direito”, e os amigos Lizender Medina, Silvia Medina e Sadia Youssouf.

A atividade marcou também o encerramento dos “16 dias de ativismo contra a Violência Baseada no Género” e, neste âmbito, realizou-se ainda uma Serenata pelas ruas da cidade de Espargos sob o lema “Morna e os Direitos Humanos”.

De referir que a equipa da CNDHC realizou ainda algumas sessões no âmbito da campanha, com o objetivo de desafiar a uma análise e reflexão sobre os desafios da ilha e do país a nível dos direitos humanos: no dia 8 de Dezembro, uma sessão comunitária na Associação Chã de Matias; no dia 9 de Dezembro, uma sessão no Centro Educacional Manuel António Martins em Santa Maria e na Escola Básica e Secundária Olavo Moniz na Cidade de Espargos.

Recorde-se que a campanha, lançada pela CNDHC em 2018, com o financiamento da União Europeia no âmbito do projeto “Promovendo os direitos humanos e laborais através do SPG+”, e o apoio do Sistema das Nações Unidas, teve como objetivo promover o conhecimento e o debate sobre a história, princípios e artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e estimular a população cabo-verdiana a interiorizar esses princípios no quotidiano e a reconhecer a responsabilidade de todos na promoção e defesa dos direitos humanos.

Ao longo do período da campanha, foram realizadas ações de sensibilização em todos os concelhos do país em estabelecimentos de ensino, com comunidades e com vários setores.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1948. O documento define os 30 direitos básicos de todos os seres humanos em todos os lugares, independentemente de qualquer condição, e está traduzido em mais de 500 línguas.