70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Tarrafal de Santiago acolhe sessão comunitária da campanha

A localidade de Achada Tenda, no concelho de Tarrafal de Santiago, acolheu, no passado dia 22 de Novembro de 2019, uma sessão comunitária da campanha de celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A atividade foi dirigida pela Técnica da CNDHC, Zoraida Fortes, e decorreu na Delegação Municipal.

Durante a sessão, os participantes foram desafiados a fazer uma reflexão sobre os desafios do concelho a nível dos direitos humanos. 

Recorde-se que a campanha, lançada pela Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, tem como objetivo promover o conhecimento e o debate sobre a história, princípios e artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e estimular a população cabo-verdiana a interiorizar esses princípios no quotidiano e a reconhecer a responsabilidade de todos na promoção e defesa dos direitos humanos.

O projeto, que conta com o financiamento da União Europeia no âmbito do projeto “Promovendo os direitos humanos e laborais através do SPG+”, e o apoio do Sistema das Nações Unidas, prevê a deslocação a todos os concelhos do país para ações de sensibilização nos estabelecimentos de ensino, comunidades e setores. 

Até agora, já foram realizadas atividades nos concelhos da Boa Vista, Praia, Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau, São Domingos, Porto Novo, Paul, Ribeira Grande de Santo Antão, São Vicente, Santa Cruz, São Salvador do Mundo, Fogo, Brava, São Lourenço dos Órgãos, São Miguel, Maio, Santa Catarina de Santiago e Ribeira Grande de Santiago. 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1948. O documento define os 30 direitos básicos de todos os seres humanos em todos os lugares, independentemente de qualquer condição, e está traduzido em mais de 500 línguas.