Direitos das Crianças: CNDHC ministra palestra para formandos de curso de Educação de Infância da US

A convite da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade de Santiago, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania ministrou uma palestra sobre os Direitos das Crianças no Campus da Cidade da Praia no passado dia 17 de Fevereiro de 2020. 

A atividade, dirigida pela Técnica da CNDHC, Zoraida Fortes, e pela Estagiária Leidmirna Gonçalves, foi destinada a dezassete estudantes do Curso de Educação de Infância. 

O programa incluiu a visualização da versão audiovisual do “Cidadão Pikinoti”, com língua gestual, que deu o mote para a abordagem dos temas da cidadania e direitos das crianças.

Ao longo da atividade, os formandos demonstraram bastante interesse pelo conteúdo transmitido, participando ativamente no debate. No final, solicitaram cópia do vídeo para ser utilizado como recurso didático com as crianças nos jardins de infância onde trabalham.

Durante o debate, evidenciaram a desresponsabilização parental e a negligência como sendo algumas das maiores causas de violação dos direitos das crianças e adolescentes em Cabo Verde. 

 

Apontaram ainda a existência de famílias disfuncionais e o seu fraco empoderamento como estando na base da violação dos direitos como o acesso à alimentação, à saúde, à educação, entre outros. 

 

 

 

 

Paralelamente aos direitos das crianças, foi abordado o bullying, facilitado pela psicóloga Rosa Sena. Concluiu-se que a prevenção do fenómeno do bullying no meio escolar passa pela promoção e proteção dos direitos humanos. 

A sessão decorreu no âmbito do Curso de Estudos Profissionalizantes em Educação de Infância, cujo objetivo é formar profissionais capazes de se posicionar de forma consciente e crítica face aos desafios que se impõe a nível da educação de infância em Cabo Verde. 

 

Artigos relacionados: 

+ Vídeo do Cidadão Pikinoti com Língua Gestual 

+ Brochura Cidadão Pikinoti 

+ Brochura Cidadão Pikinoti adaptado para SPC