Dia Internacional da Pessoa Idosa: CNDHC apela ao amor e proteção dos idosos em tempos de covid 19

A propósito do Dia Internacional do Idoso, assinalado a 1 de Outubro, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania deixou um apelo a uma maior atenção, amor e proteção dos idosos no âmbito da luta contra a Covid 19. Confira a mensagem na íntegra em baixo: 

Comunicado - Dia Internacional da Pessoa Idosa

Celebra-se esta quinta-feira, 1 de Outubro, o Dia Internacional das Pessoas Idosas, uma efeméride instituída pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de proteção e cuidado da população idosa. 

Cabo Verde, assim como o resto do mundo, enfrenta desafios sem precedentes, que colocam em risco a realização dos direitos humanos de grupos mais vulneráveis, nomeadamente a população idosa. Nesta situação, somos todos interpelados a uma ação concertada, na proteção dos direitos dos nossos idosos que, enquanto seres humanos, necessitam de uma atenção especial. 

O atual contexto de pandemia da Covid 19 tem sido particularmente marcante para a população idosa por motivos diversos, particularmente porque temos sido confrontados com uma ampliação da vulnerabilidade deste grupo, sobretudo no que se refere à preservação do direito à saúde, do direito à vida, do direito à dignidade. 

Sendo considerados como grupo de risco no que se refere à Covid 19, como medida de proteção os idosos foram obrigados a um isolamento físico dos familiares, amigos e sociedade em geral. Esta situação tem contribuído para agravar a situação de solidão em que muitos já viviam e intensificado as fragilidades a nível da alimentação, habitação, entre outras. Este contexto difícil tem tido implicações a nível da saúde física e mental dos idosos, já que muitos viram-se confrontados com sérias dificuldades no acesso ao tratamento de outras patologias crónicas associadas ao envelhecimento.  

Por outro lado, a esperança de vida dos idosos, a própria forma como se tem lidado com a morte de pessoas idosas por Covid 19 deve ser motivo de reflexão e interpelar-nos a evitar o risco de se desvalorizar a perda de vidas humanas, independentemente da fase de vida em que a pessoa se encontra.

Neste Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania apela a que, no âmbito da luta contra a Covid 19 se dê uma especial atenção à proteção das pessoas idosas. Não obstante o distanciamento físico a que somos obrigados, que não deixemos de dar atenção e amor aos nossos idosos e que não nos esqueçamos que, seguindo a ordem natural da vida, todos seremos idosos um dia e “respeitar os idosos é tratar o próprio futuro com respeito”.

Aos idosos do nosso país, uma especial palavra de apreço por todos os ensinamentos, pela sabedoria, pelos bons exemplos, trabalho e contributo para a construção desta nação.

Um bem-haja a todos. 

A Presidente da CNDHC 

Zaida Morais de Freitas