CNDHC apresenta projeto Direitos Humanos para Crianças

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) realizou esta quarta-feira, 16 de junho de 2021 – Dia da Criança Africana, uma sessão de apresentação pública do projeto “Direitos Humanos para Crianças”. 

O ato contou com as intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, e da Diretora Nacional da Educação, Eleonora Sousa. 

Além disso, foi veiculado um vídeo com as intervenções da Diretora Internacional do Programa da PlanBornefonden, Anne Smith Petersen, e da Gestora de Programa da PlanBornefonden, Helene Egebjerg. 

Seguiu-se a apresentação dos objetivos, atividades e resultados esperados do projeto, feita pela Coordenadora do Projeto, Italma Araújo. 

Refira-se que a abertura contou com a declamação de um poema por crianças do jardim infantil Minions 

O projeto “Direitos Humanos para Crianças”, que conta com o financiamento da PlanBørnefonden, tem como finalidade criar condições materiais para o ensino e aprendizagem dos Direitos Humanos no sistema formal de ensino, para crianças dos 5 aos 10 anos. 

Pretende-se, desta forma, contribuir para uma maior cultura de respeito e prática de Direitos Humanos em Cabo Verde, lançando as bases para que as crianças interiorizem esses princípios para que se tornem adultos conscientes e respeitadores dos Direitos Humanos. 

Refira-se que o projeto se enquadra no âmbito das atribuições da CNDHC em matéria de educação, nomeadamente a promoção de iniciativas que visam formar e incentivar o respeito pelos Direitos Humanos (artigo 5º dos Estatutos da CNDHC).