Direitos Humanos e Cidadania: CNDHC realiza formação para Comissários e Pontos Focais

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) realizou nos dias 20 e 21 de julho uma formação sobre “Direitos Humanos e Cidadania” destinada aos 30 Comissários e 22 Pontos Focais da instituição, com o apoio do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde. 

O ato de abertura contou com as intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; da representante do Chefe do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, Elisabete Mendes; e do Presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos, Herménio Fernandes. 

A iniciativa teve como objetivo primordial reforçar as competências dos participantes no que se refere à Cidadania e aos princípios de Direitos Humanos e à forma como podem fazer uso desses princípios para o exercício do seu mandato como Comissários e Pontos Focais da CNDHC. 

A formação, que decorreu em formato presencial e online, foi ministrada por especialistas com conhecimento e experiência na área dos Direitos Humanos e da Cidadania. 

Recorde-se que a CNDHC é composta por 30 Comissários, representantes de entidades governamentais, partidos políticos, sindicatos, jornalistas, confissões religiosas e organizações da sociedade civil. Além disso, conta com 22 Pontos Focais, que são representantes da CNDHC nos concelhos, sendo indicados pelas Câmaras Municipais.