Dia Nacional dos Direitos Humanos: CNDHC, DGPJ e ONU promovem Aula Magna 

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, em parceria com a Direção Geral da Política da Justiça e o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, promoveu uma Aula Magna para assinalar o 25 de Setembro – Dia Nacional dos Direitos Humanos. 

O ato de abertura, presidido pela ministra da Justiça, Joana Rosa, contou com as intervenções da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, e da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Graça. 

A Aula Manga foi ministrada pelo Professor Henrique Varela, que com uma intervenção animada e assertiva, chamou a atenção para a importância da promoção, proteção e defesa dos princípios dos Direitos Humanos. 

A iniciativa decorreu no auditório do Campus da Universidade de Cabo Verde, na Cidade da Praia, tendo contado com a participação de representantes de entidades públicas, organizações da sociedade civil e alunos de algumas escolas secundárias da ilha de Santiago. 

 

Recorde-se que Cabo Verde assinala, pela terceira vez, o 25 de Setembro – Dia Nacional dos Direitos Humanos. A efeméride, instituída pelo Governo por proposta da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, tem como propósito promover um maior conhecimento, sensibilização e reflexão da sociedade cabo-verdiana sobre o tema.

Além de ser um dia de celebração, a data pretende estimular uma análise crítica sobre a situação real do país no que se refere aos direitos humanos e aos desafios que ainda persistem, mas também uma reflexão de como é que cada um pode contribuir para melhorar o panorama.