Direitos Humanos para Crianças: CNDHC socializa draft com comunidade educativa e realiza pré-testes com crianças 

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania realizou durante o mês de outubro de 2021 uma sessão de socialização com educadores e pré-testes com crianças relativamente ao draft da adaptação da Declaração Universal dos Direitos Humanos para Crianças. 

No dia 5 de outubro, foi realizada uma sessão online de apresentação do draft para 49 profissionais da Educação de vários concelhos do país. 

A sessão contou com a participação da consultora do projeto Dircelena Melo; da Coordenadora do Projeto “Direitos Humanos para Crianças”, Italma Araújo; do Assessor Jurídico da CNDHC, Arlindo Sanches; e da Técnica da CNDHC, Marísia Nascimento.  

No dia 6 de outubro, o documento foi submetido a um pré-teste com crianças do pré-escolar e do segundo ano do ensino básico. Para o efeito, uma equipa deslocou-se à Escola Básica Girassol no bairro da Várzea e ao Jardim Encanto no bairro da Fazenda, na Cidade da Praia. 

Essas sessões serão fundamentais para eventuais acertos necessários, com o objetivo de contribuir para que o documento cumpra com o objetivo de promover a educação para os Direitos Humanos. 

 

 

 

Recorde-se que nas últimas semanas têm sido realizadas sessões de socialização e recolha de subsídios de representantes de instituições que trabalham com crianças ou na área da educação para os direitos humanos. 

A adaptação da Declaração Universal dos Direitos Humanos para Crianças é um dos produtos do Projeto “Direitos Humanos para Crianças”, implementado pela CNDHC com o financiamento da PlanBornefonden, com a finalidade de criar condições materiais para o ensino e aprendizagem dos Direitos Humanos no sistema formal de ensino em Cabo Verde. 

Artigos relacionados: 

DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇAS: CNDHC AUSCULTA AMNISTIA INTERNACIONAL SOBRE ADAPTAÇÃO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS 

CNDHC APRESENTA PROJETO DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇAS