Direitos Humanos: CNDHC e Ministério da Educação querem reforçar educação na área

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania e o Ministério da Educação querem reforçar a educação para os Direitos Humanos em Cabo Verde. Este foi o objeto do encontro decorrido no passado dia 12 de novembro de 2021. 

Zaida Morais de Freitas e Amadeu Cruz falaram sobretudo sobre a necessidade do reforço da colaboração entre as duas instituições para a execução do Projeto Direitos Humanos para Crianças. Além disso, foi referida a necessidade identificada, no âmbito da execução do referido projeto, de integrar a temática dos Direitos Humanos no Plano Nacional de Formação de Professores. 

No âmbito do encontro, reiterada a necessidade de implementação do previsto no II Plano Nacional de Ação para os Direitos Humanos e Cidadania, sobretudo no que se refere à Estratégia Nacional de Educação para os Direitos Humanos. 

Por outro lado, falou-se da pertinência de se atualizar o Protocolo entre a CNDHC e a Direção Nacional de Educação face à anunciada extinção da CNDHC. 

O encontro contou ainda com as presenças da Assessora do Ministro, Alcídia Almeida; da Técnica da CNDHC, Marísia Nascimento; e da Coordenadora do Projeto Direitos Humanos para Crianças, Italma Araújo. 

Refira-se que se encontra em fase de implementação o Projeto Direitos Humanos para Crianças, que prevê a produção de materiais para a educação para os direitos humanos de crianças do pré-escolar e do ensino básico. 

Recorde-se que a promoção da educação para os Direitos Humanos, Direito Internacional Humanitário e Cidadania é uma das atribuições da CNDHC. 

Artigos relacionados:

+ EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: CNDHC E SERVIÇO DE INCLUSÃO E CIDADANIA QUEREM REFORÇAR A COOPERAÇÃO

CNDHC APRESENTA PROJETO DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇAS