Prémio Nacional Direitos Humanos: CNDHC publica brochura de homenagem aos premiados de 2007 a 2019 

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania lançou uma brochura de homenagem aos premiados de todas as edições do Prémio Nacional Direitos Humanos. 

Reconhecer para incentivar foi o objetivo da publicação, pois entende-se que reconhecer as boas práticas é uma forma de incentivar e promover os bons exemplos e uma perspetiva positiva dos direitos humanos. 

A publicação, que contou com o apoio do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, inclui um texto de enquadramento pela Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, e um breve histórico do Prémio e do seu símbolo. De seguida, é feita uma descrição das ações ou estudos realizados pelas personalidade e entidades vencedoras e menções honrosas de todas as edições realizadas desde a criação do Prémio. 

A brochura foi lançada no dia 10 de dezembro de 2021, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Recorde-se que em 2021, devido a constrangimentos financeiros, não foi possível realizar o habitual concurso para o Prémio Nacional Direitos Humanos, pelo que a CNDHC realizou uma gala de reconhecimento a algumas entidades e personalidades que têm trabalhado diretamente com a instituição na promoção e proteção dos direitos humanos em Cabo Verde. 

O Prémio Nacional Direitos Humanos foi instituído no âmbito das atribuições da CNDHC em matéria de Educação, e conforme previsto nos seus Estatutos, com o objetivo de distinguir instituições e personalidades que, com as suas ações, conduta ou atividade têm contribuído para a promoção, estudo e defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania em Cabo Verde.

Inicialmente previsto com uma regularidade anual, o Prémio foi relançado em 2011, com uma periodicidade bienal. Os vencedores passaram a ser contemplados com uma escultura, denominada “Pomba Crioula”, uma quantia em dinheiro, e um Diploma de qualificação. Prevê-se, ainda, a atribuição de menções honrosas. 

Aceda à brochura no link em baixo: 

+ BROCHURA PRÉMIO NACIONAL DIREITOS HUMANOS 2007 A 2019

 

Artigo relacionado: 

PRÉMIO NACIONAL DIREITOS HUMANOS 2021: CNDHC HOMENAGEIA PERSONALIDADES E ENTIDADES