Discriminação Racial: CNDHC realiza palestra em Santa Catarina

A convite do Gabinete de Apoio à Migração da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania realizou, no passado dia 21 de março de 2022, uma palestra no Liceu Amílcar Cabral sobre a discriminação racial. 

A palestra, ministrada pela Técnica Zoraida Fortes, contou com a participação de cerca de cem alunos do 11º e 12º anos de escolaridade. 

Durante a sessão, abordaram-se temas diversos relacionados com a discriminação racial, nomeadamente: o princípio geral da não discriminação; os instrumentos internacionais que proíbem a discriminação racial com especial atenção para a Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial; e o Bullying no meio escolar (conceito, tipos, características, vítimas, consequências, prevenção, etc.).

No final, foram oferecidas ao Liceu algumas das publicações da CNDHC, nomeadamente: a Cartilha do Munícipe Atento, o Guia do Cidadão Eleitor, SOS Planeta Terra, a Coletânea das Convenções de Direitos Humanos, os folhetos da CNDHC, entre outras. 

A palestra contou ainda com intervenções do ativista social antirracista António Alte Pinho, que abordou o tema “Racismo: Uma invenção colonial como instrumento de domínio”, 

Recorde-se que o Dia Internacional contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, em memória do “Massacre de Shaperville”, ocorrido em 21 de março de 1960. Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul, que obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.

  

 

Artigo relacionado:

DOCUMENTOS DH: CNDHC, DGI E ONU LANÇAM BROCHURA DA CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE A DISCRIMINAÇÃO RACIAL