Tortura / África: CNDHC participa em encontro regional

A convite da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP), a Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, participou num encontro regional sobre a Tortura. 

O evento, que decorreu de 27 a 29 de maio de 2022 na Cidade de Abidjan, Costa do Marfim, teve como principal objetivo a análise e validação das Regras para o Estabelecimento e Funcionamento do Mecanismo de Alerta e Denúncia de Situações de Tortura e Atos Conexos à CADHP, através do Comité para a Prevenção da Tortura em África. 

Durante a estadia, a dirigente encontrou-se com o Presidente do referido Comité, Hatem Essaiem.

Refira-se que a CNDHC, enquanto Instituição Nacional de Direitos Humanos em Cabo Verde, foi aprovada como afiliada da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP). 

Recorde-se que a CNDHC foi designada como Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura em Cabo Verde, estrutura que tem como principal missão a prevenção da tortura e outras penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes em locais de privação de liberdade, incluindo estabelecimentos prisionais, esquadras policiais, estruturas de saúde, entre outras. 

Artigos relacionados: 

DIREITOS HUMANOS : CNDHC PARTICIPA NA 69ª ASSEMBLEIA GERAL DA COMISSÃO AFRICANA DOS DIREITOS HUMANOS E DOS POVOS

COMISSÃO AFRICANA DOS DIREITOS HUMANOS: CNDHC APROVADA COMO AFILIADA DA ORGANIZAÇÃO