São Vicente / Educação para os Direitos Humanos: CNDHC promove capacitação para educadores 

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) promoveu, no passado dia 4 de julho de 2022, uma Formação em matéria de Direitos Humanos destinada aos Profissionais de Educação de Infância e Professores do Ensino Básico Obrigatório (1º ciclo) da ilha de São Vicente. 

A iniciativa teve como objetivo dotar os formandos de conhecimentos, para que se tornem, posteriormente, multiplicadores sobre o tema junto das respetivas classes profissionais. 

O ato foi presidido pelo Delegado do Ministério da Educação em São Vicente, Jorge da Luz, e contou com a intervenção da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas. 

A iniciativa está enquadrada no Projeto “Direitos Humanos para Crianças”, promovido pela CNDHC e financiado pela PlanBørnefonden, que tem como finalidade criar condições materiais para o ensino e aprendizagem dos Direitos Humanos no sistema formal de ensino, para crianças dos 05 aos 10 anos. A Formação visa sensibilizar e capacitar o público-alvo para o uso dos materiais didáticos produzidos no âmbito do Projeto. 

Refira-se que o Projeto se enquadra no âmbito das atribuições da CNDHC em matéria de Educação, nomeadamente no que se refere à promoção de iniciativas que visam formar e incentivar o respeito pelos Direitos Humanos (artigo 5º dos Estatutos da CNDHC). 

 

A CNDHC tem por missão a proteção, promoção e reforço dos Direitos Humanos, da Cidadania e do Direito Internacional Humanitário em Cabo Verde, funcionando como órgão consultivo das políticas públicas nesses domínios e como instância de vigilância, alerta precoce, monitoramento e investigação nessas áreas. 

 

 

 

 

Artigos relacionados: 

CNDHC LANÇA “DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS PARA AS CRIANÇAS”

CNDHC APRESENTA PROJETO DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇAS