Santo Antão / Educação para os Direitos Humanos: 30 profissionais da educação capacitados 

Cerca de 30 profissionais da Educação de Infância e Professores do Ensino Básico Obrigatório (1º ciclo) dos três concelhos da ilha de Santo Antão participaram numa Formação em matéria de Direitos Humanos, realizada no passado dia 6 de julho de 2022 na Cidade de Ribeira Grande.  

O delegado do Ministério da Educação na Ribeira Grande, António Maurício, presidiu a abertura da formação, que contou igualmente com uma intervenção da Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas.

Na altura, a dirigente explicou que a formação, que irá ser realizada com profissionais de todos os concelhos do país, visa “introduzir” o ensino dos direitos humanos nas escolas. Para isso, pretende-se dotar os profissionais de estratégias e competências” através de técnicas pedagógicas e material didático, para que se preparem para ensinar os direitos humanos aos alunos. 

Com o objetivo de capacitar os formandos na área dos Direitos Humanos, a atividade foi realizada no âmbito do Projeto “Direitos Humanos para Crianças”, promovido pela CNDHC e financiado pela PlanBørnefonden. 

Refira-se que o projeto é destinado a crianças dos 5 anos 10 anos, tendo como finalidade promover a criação de condições materiais para o ensino e aprendizagem dos Direitos Humanos no sistema formal de ensino, cumprindo uma das atribuições da CNDHC em matéria de Educação, nomeadamente no que se refere à promoção de iniciativas que visam formar e incentivar o respeito pelos Direitos Humanos (artigo 5º dos Estatutos da CNDHC. 

 

 

 

 

Artigos relacionados: 

SÃO VICENTE / EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: CNDHC PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA EDUCADORES 

CNDHC APRESENTA PROJETO DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇAS