CNDHC e CEADI promovem Fórum Nacional Direitos Humanos

“Efetivar direitos e combater as desigualdades para cumprir a Agenda 2030” foi o lema do primeiro Fórum Nacional dos Direitos Humanos, que decorreu nos dias 23 e 24 de agosto de 2022, na Cidade da Praia. 

O evento resultou de uma iniciativa do Centro de Estudos Africanos para o Desenvolvimento e Inovação (CEADI) e da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), em parceria com a Presidência da República.

O ato de abertura, presidido pelo Presidente da República, José Maria Neves, contou com as intervenções do Presidente do Conselho Diretivo do CEADI, Guedson C. Rompão, e da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas. 

O fórum teve como principal objetivo articular e mobilizar a sociedade cabo-verdiana na promoção e na fiscalização das Convenções Internacionais e Regionais e os respetivos protocolos em que Cabo Verde está vinculado. 

Além disso, pretendeu-se ainda promover uma cultura de cumprimento, proteção e promoção dos Direitos Humanos, despertar a consciência nacional sobre os deveres inerentes aos Direitos Humanos e estabelecer uma Estratégia de Comunicação para mudança de comportamento relativamente à sua violação.

O 1º Fórum Nacional dos Direitos Humanos contou com a participação de oradores de diferentes áreas, e versou sobre temas diversos como os Direitos Humanos e Segurança Pública, Responsabilidade da Família, Inteligência Artificial, Educação e Cultura, Exercício da Cidadania em Saúde e Acesso à Justiça. 

 

Artigo relacionado: 

DIREITOS HUMANOS: CNDHC RECEBE CEADI