Prémio Nacional Direitos Humanos 2017: vencedores anunciados no dia 10 de Dezembro

Dionísio Pereira (Personalidade), Centro De Iniciativa Juvenil Katchás (ONG’s), Associação Comunitária Unidos pela Boa Vista (Associações Comunitárias), Nardi Sousa (Estudo Científico) e Movimento Jovens pela Paz (Combate à Violência e Promoção da Cultura da Paz) foram os grandes vencedores do Prémio Nacional Direitos Humanos 2017, que contou ainda com um número record de menções honrosas.

Na categoria ONG’s, as menções honrosas foram atribuídas Instituto Religiosas Adoradoras - Kredita Na Bo (São Vicente) e à Associação de Estudantes e Investigadores Guineenses Residentes em Cabo Verde (AEIG-CV).

A Associação Apoio a Crianças de Terra Boa (Sal) e a Associação Pilorinhu (Praia) foram distinguidas na categoria Associações Comunitárias.

Jorge Dias e Tito Gonçalves foram menções honrosas na categoria Estudo Científico e a Rede de Prevenção de Abuso Sexual de Menores (Santo Antão) na categoria Combate à Violência e Promoção da Cultura da Paz

A gala de revelação dos premiados da VI edição do Prémio Nacional Direitos Humanos 2017 decorreu no passado dia 10 de Dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos, no auditório do Centro Cultural Português, num ato simbólico, mas com muita emoção.

A abertura contou com as intervenções da Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, e da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Richardson,

Além dos candidatos, o evento contou com a presença de personalidades e instituições ligadas aos direitos humanos e não só.

A gala contou ainda com as presenças dos padrinhos, que entregaram os prémios aos vencedores, nomeadamente: o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva; a Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis; a Ministra da Educação, Maritza Rosabal; o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário; e o Administrador Delegado do Porto da Praia - ENAPOR, Celso Martins.

Os vencedores receberam uma quantia de 250.000 ECV, um diploma e uma escultura denominada “Pomba Crioula”, da autoria do artista plástico cabo-verdiano Leão Lopes. Foram ainda atribuídas várias menções honrosas.

O programa incluiu algumas atividades culturais, com as atuações do coro das Aldeias Infantis SOS de Assomada, dos CV Noia, dos Fresh Band, da chinesa Su Chun e do grupo de dança Mon na Roda.

Recorde-se que o concurso para atribuição do Prémio Nacional Direitos Humanos 2017 decorreu de 28 de Setembro a 12 de Novembro, nas categorias Personalidade, ONG’s, Associações Comunitárias, Estudo Científico e Combate à Violência e Promoção da Cultura da Paz.

Esta edição do Prémio contou com as parcerias do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde e da Embaixada de Portugal.


Confira a lista dos premiados de 2017 em cada uma das categorias a concurso:


Categoria Personalidade

Vencedor: Dionísio Pereira


Categoria ONG’s

Vencedor: Centro De Iniciativa Juvenil Katchás
Menção Honrosa: Instituto Religiosas Adoradoras - Kredita Na Bo
Menção Honrosa: Associação de Estudantes e Investigadores Guineenses Residentes em Cabo Verde (AEIG-CV)


Categoria Associações Comunitárias

Vencedor: Associação Comunitária Unidos pela Boa Vista (ACUB)
Menção Honrosa:  Associação Apoio a Crianças de Terra Boa (AACTB)
Menção Honrosa: Associação Pilorinhu


Categoria Estudo Científico

Vencedor: Nardi Sousa – “Uma Análise Comparada dos Direitos Humanos e Cidadania dos Imigrantes em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: (1991 -2015)”

Menção Honrosa:  José Jorge Dias - “A Delinquência Juvenil em Cabo Verde: Da Caraterização do Fenómeno à Contextualização Sociocultural”

Menção Honrosa: Tito Gonçalves - “Ajuste escolar e bem-estar psicológico dos adolescentes em Cabo Verde”


Categoria Combate à Violência e Promoção da Cultura da Paz

Vencedor: Movimento Jovens pela Paz
Menção Honrosa: Rede de Prevenção de Abuso Sexual de Menores