Sal: Dia Internacional dos Direitos Humanos assinalado com atividades promovidas pela Ponto Focal da CNDHC

Ana Paula Brito, a Ponto Focal da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania na ilha do Sal, promoveu uma série de atividade, que contaram com a participação de cerca de 300 crianças dos 6 aos 12 anos, para assinalar o 10 de Dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos no concelho.  

Durante as sessões, realizadas de 22 de Novembro a 11 de Dezembro de 2017nas Cidades de Santa Maria e Espargos, foram vários os temas abordados, com ênfase nos direitos e deveres das crianças, cidadania e proteção ambiental, direitos das pessoas com deficiência, idosos e pessoas LGBTi.

O programa iniciou com a socialização/entrega de exemplares de publicações de Direitos Humanos e Cidadania nos estabelecimentos de ensino secundário, nomeadamente na Escola Secundária Olavo Moniz na Cidade dos Espargos e no pólo Educativo Manoel António Martins, na cidade de Santa Maria. Foram ainda entregues alguns exemplares à Biblioteca Municipal Jorge Barbosa.

No dia 27 de novembro, foram realizadas conversas sobre os direitos humanos e a cidadania com crianças da Associação Unidos Futuro das Crianças de Terra Boa, com destaque para a socialização da cartilha Cidadão Pikinoti e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No dia 28, a mesma sessão foi repetida com as crianças e adolescentes da Associação Apoio a Crianças de Terra Boa.

A programação prosseguiu nos dias 8 e 11 de Dezembro, com a realização de conversas com as crianças do Projecto Nôs Kasa e de quatro turmas do 6º ano de escolaridade do Pólo Educativo Manoel António Martins, na Cidade de Santa Maria.

A série de atividades foi encerrada com uma conversa sobre Direitos Humanos e Cidadania com 15 arguidos de Violência Baseada no Género na ilha do Sal.

De referir que, durante este período, a Ponto Focal fez uma ampla divulgação do Prémio Nacional Direitos Humanos 2017, com a afixação de cartazes e realização de um programa na Rádio Comunitária dos Espargos. E uma das menções honrosas na categoria Associações Comunitárias do referido prémio foi a Associação Apoio a Crianças de Terra Boa.

Artigos relacionados:

+ Santa Cruz: Ponto Focal da CNDHC promove atividades de comemoração do 10 de Dezembro

+ Prémio Nacional Direitos Humanos 2017: vencedores anunciados no dia 10 de Dezembro

+ CNDHC conclui formalização de protocolos com Câmaras Municipais