70 anos da DUDH: CNDHC ministra palestra sobre Direitos Humanos para crianças que frequentam Associação Maracanã

No âmbito da campanha de celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), realizou, no passado dia 28 de Fevereiro de 2018, uma palestra sobre Direitos Humanos com alunos do 5º e 6º ano de escolaridade que frequentam a Associação Desportiva e Cultural Maracanã de Ponta d´Água, na Cidade da Praia.

A palestra foi ministrada pela técnica da CNDHC, Marisia Nascimento, e contou com a participação de 28 alunos de idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos.

Dois tutores voluntários da associação explicaram que a mesma foi criada por iniciativa de uma professora chamada Adélia, com o apoio do Centro de Saúde de Ponta d´Água. o projeto tem o intuito de ajudar as crianças cujos pais e encarregados de educação possuem algumas dificuldades em proporcionar condições para um ensino de qualidade. Salientaram ainda que a associação zela pela promoção da paz e limpeza da imagem do bairro.

Na abertura da atividade, cada aluno fez a sua apresentação, de forma dinâmica. De seguida a técnica da CNDHC apresentou alguns conceitos relacionados com os Direitos Humanos, utilizando a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi distribuída para todos os alunos. Por fim, foram lançadas uma série de questões relacionadas com o tema para avaliar o nível de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.

A aluna Mónica Barbosa definiu Direitos Humanos como “algo que qualquer pessoa tem”, enquanto a sua colega Sara Ferreira salientou que “somos um país democrático, por isso temos os nossos direitos”. A mesma salientou que “há países onde os direitos humanos estão em causa, porque não têm um regime político favorável”.

Os alunos mostraram-se muito satisfeitos com a palestra e com os materiais sobre Direitos Humanos distribuídos, embora alguns tenham referido que já tinham alguns conhecimentos acerca do tema através da disciplina de Educação para Cidadania.

Recorde-se que, em Janeiro, a CNDHC já havia realizado uma oficina sobre Direitos Humanos e Cidadania com as crianças mais novas (6 a 10 anos) que frequentam a associação.

Texto: C/ Amiro Fofana (estagiário)

Artigo relacionado:

+ 70 anos DUDH: crianças da associação Maracanã assistem a oficina sobre Direitos Humanos e Cidadania