Cultura da Paz na Família: CNDHC participa em conversa aberta com reclusas da Cadeia Central da Praia

A convite do Serviço Social da Cadeia Central da Praia, e enquadrada nas comemorações do Março-Mês da Mulher, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania participou numa conversa aberta, no passado dia 19 de Março de 2018, com as 34 reclusas do estabelecimento.

“A Promoção da Cultura da Paz na Família” foi o tema da conversa, dirigida pela técnica da CNDHC, Marísia Nascimento. A atividade iniciou com uma apresentação dinâmica de cada uma das participantes, ao que se seguiu a distribuição de exemplares da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Após a apresentação de um vídeo sobre uma família conflituosa, foram abordados os conceitos da paz e empatia e sobre a importância da cultura da paz, do diálogo e do respeito pelos princípios de direitos humanos na família e na sociedade.

As reclusas participaram ativamente na atividade, com pertinentes análises e sugestões. Uma delas realçou que “os pais são espelhos dos filhos” e que a forma como os meninos atuam no meio social está relacionada com o que recebem dos pais e encarregados da educação.

No final, as participantes mostraram-se muito satisfeitas com a atividade e com o tema abordado. De referir que, no âmbito do Março-Mês da Mulher, foram realizadas várias atividades com as reclusas da Cadeia Central da Praia com a participação de outras instituições.


Texto: Amiro Fofana (estagiário)