Tortura: Mecanismo Nacional de Prevenção visita Cadeia Central da Praia

O Mecanismo Nacional de Prevenção (MNP) da Tortura efetuou uma visita à Cadeia Central da Praia, na ilha de Santiago, no passado dia 30 de Junho de 2020. 

A equipa foi constituída pelos Técnicos da CNDHC, Arlindo Sanches e Zoraida Fortes, e pelo Comissário Representante das Comunidades Estrangeiras Residentes em Cabo Verde, José Viana. 

A visita teve como principal finalidade verificar a funcionalidade dos serviços daquele estabelecimento, no contexto da pandemia da COVID-19 e observar as medidas tomadas durante o Estado de Emergência e de Calamidade e sua implementação, tendo em vista a proteção dos reclusos. 

Além disso, a equipa procurou inteirar-se dos constrangimentos e dificuldades existentes e, dentro das atribuições do MNP, observar o respeito pelos   direitos, liberdades e garantias por parte das autoridades competentes.

Avaliar o fundamento de denúncias recebidas pelo MNP foi mais um dos objetivos da iniciativa. 

No seguimento, será elaborado um relatório com recomendações relativas à prestação de cuidados de prevenção e funcionamento dos serviços. 

Recorde-se que a CNDHC foi designada como Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura em Cabo Verde, entidade que tem como principal missão a prevenção da tortura e outras penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes em locais de privação de liberdade, incluindo estabelecimentos prisionais, esquadras policiais, estruturas de saúde, entre outras. 

 + Relatório da Visita do Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura à Cadeia Central da Praia

 

Foto (fonte): Expresso das Ilhas