Pessoas com Deficiência: CNDHC oferece materiais sobre a Covid-19 à APIMUD

A Associação Cabo-verdiana de Promoção e Inclusão das Mulheres com Deficiência (APIMUD) recebeu da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania materiais informativos sobre a Covid-19 destinados às pessoas invisuais. 

A adaptação para Braille do material informativo sobre a Covid 19 destinado a pessoas com deficiência resultou de uma parceria entre a CNDHC e a Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde.

O ato de entrega decorreu no passado dia 30 de Outubro de 2020, num encontro entre a Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, e as representantes da APIMUD, Elisângela Veiga e Eurídice Andrade. 

Além da entrega dos materiais da campanha, que a APIMUD se disponibilizou em distribuir pelos seus membros, foram ainda disponibilizados exemplares da Convenção das Pessoas com Deficiência e do II Relatório Nacional de Direitos Humanos. 

Durante o encontro, a Presidente da CNDHC informou ainda que durante a última Plenária da CNDHC foi discutido o impacto da Covid 19 nas pessoas com deficiência, tendo sido constituído um grupo de trabalho de Comissários para preparação de uma Recomendação ao Governo. 

Recorde-se que a CNDHC lançou uma campanha sob o lema “A Cidadania na Proteção do Direito Humano à Saúde”, com materiais informativos para idosos, pessoas com deficiência, imigrantes e pessoas privadas de liberdade. O projeto contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e do Escritório da Coordenadora Residente da ONU em Cabo Verde, e com a parceria do Instituto Nacional de Saúde Pública. 

 

Artigos relacionados: 

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: GRUPO DE TRABALHO DOS COMISSÁRIOS REÚNE-SE PARA REFLEXÃO

COVID 19: CNDHC E ADEVIC ADAPTAM MATERIAL INFORMATIVO PARA BRAILLE