Educação em Direitos Humanos: CNDHC participa em formação em Kigali

Marísia Nascimento, técnica da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, participou numa formação sobre “A implementação da Educação para os Direitos Humanos nos Programas Oficiais”, que decorreu de 16 a 18 de Outubro de 2017 na Cidade de Kigali, Ruanda.

A formação teve como principal objetivo promover a troca de experiências dos participantes na área da educação em direitos humanos. Além disso, pretendeu-se fortalecer as capacidades técnicas das instituições nacionais de direitos humanos, de modo a aumentar o seu impacto e eficácia na promoção e proteção dos direitos humanos, sobretudo no que se refere ao setor formal de ensino. 

A atividade contou com a participação de vinte funcionários de instituições de direitos humanos membros da RINADH, nomeadamente África do Sul, Cabo Verde, Congo, Egito, Gana, Libéria, Togo, Maurícias, Nigéria, Níger, Uganda, Quénia, Ruanda, Serra Leoa, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué.

Promovida pela Comissão Nacional de Direitos Humanos de Ruanda e pela Rede de Instituições Nacionais Africanas de Direitos Humanos (RINADH), em parceria com o Instituto Dinamarquês dos Direitos Humanos e o Instrumento Europeu para a Democracia e os Direitos Humanos, a iniciativa complementou uma formação prévia online, que decorreu de 11 a 29 de Setembro.

O curso culminou com a realização de uma visita à Comissão Nacional de Direitos Humanos do Ruanda, para que os participantes conhecessem o funcionamento da instituição.