Direitos das Crianças: Presidente da CNDHC participa em atelier regional sobre crianças vítimas de violência

A Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, participou num atelier de apropriação das recomendações do guia “Entender e acompanhar a criança vítima de violências”. O evento decorreu nos dias 23 e 24 de Novembro de 2017, na Cidade de Abidjan, Costa do Marfim.

O guia “Entender e acompanhar a criança vítima de violências”, elaborado em 2015, reúne um conjunto de práticas positivas para as crianças e para os profissionais que os podem ajudar. O documento engloba as experiências de diferentes atores e considera a diversidade de situações nos diversos países, constituindo assim uma forma de mobilizar os adultos sobre a necessidade de proteção das crianças vítimas de violências.

O atelier teve com principal finalidade reforçar as capacidades das Instituições Nacionais de Direitos Humanos (INDH) sobre as técnicas de entrevista e acompanhamento das crianças vítimas de violências.

A atividade contou com a participação de especialistas em direitos das crianças das INDH dos países membros da Associação Francófona das Comissões Nacionais de Direitos Humanos (ADCNDH), uma das promotoras do atelier.

A organização contou ainda com as parcerias da Organização Internacional da Francofonia (OIF) e da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da Costa do Marfim (CNDHCI).