Migrantes: Presidente da CNDHC apresenta comunicação em congresso das INDH francófonas

A Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, foi uma das oradoras no 6º congresso da Associação Francófona das Comissões Nacionais de Direitos Humanos (ADCNDH), que decorreu a 25 e 26 de Novembro de 2017, na Cidade de Abidjan, Costa do Marfim.

Na sua intervenção, Zaida Morais de Freitas apresentou os principais aspetos da evolução da política migratória em Cabo Verde, assim como os sucessos alcançados e desafios que ainda subsistem.

Sob o tema “O papel das Instituições Nacionais de Direitos Humanos (INDH) na promoção e proteção dos direitos das pessoas migrantes: normas, boas práticas e desafios”, a iniciativa teve como objetivo promover a troca de experiências e reforçar a cooperação entre os países participantes. Pretendeu-se, desta forma, dotar as INDH de ferramentas para melhorar as ações de plaidoyer em matéria de política migratória.

O evento contou com a parceria da Organização Internacional da Francofonia (OIF) e da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da Costa do Marfim.