Direitos Humanos e Saúde: alunos de Enfermagem assistem a palestra da CNDHC

Direitos Humanos e Saúde foi o tema abordado na palestra ministrada pela Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania a alunos do 4º ano do curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade de Cabo Verde, na Cidade da Praia.

O convite foi dirigido à CNDHC, no âmbito da disciplina de Integração à Vida Profissional. A palestra foi ministrada por Marísia Nascimento e Thelma Pereira, Técnica e Jurista da CNDHC, e decorreu no passado dia 27 de Abril, com a participação de 27 alunos.

Dar a conhecer os conceitos e a história da Declaração Universal dos Direitos Humanos foi um dos objetivos da atividade. Mas, a saúde como um Direito Humano foi o tema central, com o objetivo de sensibilizar os futuros enfermeiros para a importância de se posicionarem como agentes de Direitos Humanos na esfera profissional e pessoal.
 
Os alunos mostraram-se muito interessados no tema e participaram ativamente na atividade, através da solicitação de esclarecimentos sobre os conteúdos abordados, da partilha de informações e de testemunhos de casos práticos vivenciados.

No decorrer da explanação abordou-se ainda a saúde na perspetiva de vários documentos legais nacionais e internacionais, nomeadamente a Constituição da Republica de Cabo Verde, o Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais (PIDESC) e a Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes.

Durante a sessão, foram distribuídos exemplares da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do PIDESC, publicações da CNDHC.


Links relacionados:

+ Declaração Universal dos Direitos Humanos

+ Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos Sociais e Culturais