Tráfico de Pessoas: CNDHC participa em Seminário Nacional de Formação

Ailton Silva, Jurista da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, foi um dos participantes do Seminário Nacional de Formação sobre o Tráfico de Pessoas, que decorreu de 11 a 15 de Junho, na Cidade da Praia.

Investigação, acusação e julgamento de casos com abordagem centrada nas vítimas foi o tema da formação, que contou com a participação de representantes de várias instituições que lidam com a questão de forma direta ou indireta, nomeadamente juízes, procuradores, agentes policiais, ONG’s, entre outros.

A atividade, que teve como finalidade reforçar as capacidades nacionais na prevenção, detenção e combate a casos de tráfico de pessoas, foi promovida pelo Ministério da Justiça e Trabalho, em parceria com o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), e o financiamento do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.

De referir que a formação terá uma segunda fase, que deverá decorrer de 24 a 26 de Julho, com foco na proteção e assistência às vítimas, apoio psicossocial e reinserção social para prevenir a re-vitimização.