Direito Internacional Humanitário: CNDHC assina Convênio de Cooperação com IIDH

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania assinou um Convênio de Cooperação com o Instituto Internacional de Direito Humanitário na Cidade de Sanremo, em Itália. O ato decorreu no âmbito da estadia da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, no IIDH, para uma formação no passado mês de Maio.

O acordo define algumas áreas de cooperação entre as duas instituições, como por exemplo: a realização de eventos e programas académicos de capacitação; atividades culturais; projetos de investigação, extensão e assistência; o intercâmbio de experiências, serviços e informações; edição de publicações conjuntas e reforço de capacidades institucionais.

De referir que o IIHL é uma associação humanitária cujo principal objetivo é a promoção do Direito Internacional Humanitário, através da realização de cursos de ensino, treinamento e aperfeiçoamento, conferências e seminários, bem como pesquisa e publicação de textos no domínio do Direito Internacional Humanitário, dos Direitos Humanos, do Direito dos Refugiados e de outros temas relacionados.

Recorde-se que a CNDHC tem como uma das suas atribuições a proteção e promoção do Direito Internacional Humanitário em Cabo Verde, funcionando também como órgão consultivo e de monitoramento das políticas públicas nesses domínios.

Fotos: IIHL

 

Artigo relacionado:
 
+ Direito Internacional Humanitário: CNDHC participa em reunião anual da CEDEAO

+ Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário: Forças Armadas e CNDHC discutem possibilidades de formação e palestras para militares