Telecomunicações e Sociedade da Informação: inteligência artificial para todos é o lema de 2018

17 de Maio assinala o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. Em 2018, a efeméride foi assinalada sob o lema “Permitindo o uso positivo da Inteligência Artificial para todos”, com o objetivo de destacar potencial da IA para acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

De acordo com a organização, nos últimos anos tem havido um progresso significativo no uso da tecnologia da Inteligência Artificial (IA) para o desenvolvimento de ferramentas e aplicativos para ajudar a melhorar a qualidade de vida, sobretudo no que se refere aos serviços de saúde, educação, finanças, agricultura, transporte e outros serviços.

Refira-se que o objetivo do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação é ajudar a aumentar a conscientização sobre as possibilidades que o uso da Internet e outras tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem trazer para as sociedades e economias.

A data marca o aniversário da assinatura da primeira Convenção Telegráfica Internacional e a criação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que foi fundada a 17 de maio de 1865.

A UIT apoia tecnologias que facilitam a aquisição de grandes dados, estabelecem padrões, determinam suas fontes e usos, a utilidade para o desenvolvimento e o monitoramento de avanços nas sociedades da informação.

Texto: C/ Sandra Moreira (estagiária)
Imagem: organicsnewsbrasil.com.br