Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa: CNDHC, Cruz Vermelha e CMP assinalam data com ato de Toma Benson

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), em parceria com a Cruz Vermelha de Cabo Verde e com a Câmara Municipal da Praia realizaram a 15 de Junho, uma sessão de Toma Benson, com o objetivo de assinalar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A atividade decorreu no Centro de Dia da Terceira Idade da Cruz Vermelha, no bairro da Fazenda, Cidade da Praia. 

A atividade contou com breves palavras de Nha Balila, sobre o significado cultural do ato de “Toma Benson” na ilha de Santiago e em Cabo Verde no geral.

O programa incluiu ainda momentos culturais com alunos da Escola do Ensino Básico de Lavadouro, da Escola do Ensino Básico SOS, do Jardim Infantil do Parque 5 de Julho e das batucadeiras da ADEVIC e de Calabaceira. 

A iniciativa teve como principal finalidade promover o respeito pelos direitos humanos das pessoas idosas em Cabo Verde, recordando uma prática cultural que, cada vez mais, tem sido menos visível, sobretudo nas cidades.

Dessa forma, pretendeu-se promover uma reflexão sobre a forma como a sociedade cabo-verdiana trata a população idosa e sobre os cuidados e atenção que este grupo específico precisa em termos de proteção dos seus direitos.

Recorde-se que o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 2006, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não a aceitar como normal.

A violência contra a pessoa idosa é e deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.