PIDESC/Relatório: CNDHC participa em sessão do Comité DESC da ONU

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania participou hoje, 1 de Outubro de 2018, na sessão de avaliação de Cabo Verde sobre a implementação do Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais (PIDESC).

A avaliação de Cabo Verde decorre no âmbito da 64ª Sessão do Comité dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (DESC) das Nações Unidas, em Genebra, Suíça. A CNDHC está representada pela Presidente, Zaida Morais de Freitas, e pelo Assessor Jurídico, Arlindo Sanches.

Durante a sessão, a CNDHC foi ouvida enquanto Instituição Nacional de Direitos Humanos (INDH), apresentando o seu relatório sobre a implementação do PIDESC em Cabo Verde.  O documento foi elaborado com a colaboração de um Grupo de Trabalho de Comissários, constituído para o efeito.

Além disso, foi apresentada a visão de um grupo de 5 ONG’s (OMCV, APIMUD, ACLVBG, ACRIDES e SLTSA), que terão enviado o seu relatório-sombra. Estas participaram através de videoconferência, a partir da sede do Sistema das Nações Unidas na Cidade da Praia.

Esta quinta-feira, 4 de Outubro, o Governo de Cabo Verde, representado pela Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, irá apresentar o relatório do Estado sobre a implementação do PIDESC.

 

 

Refira-se que Cabo Verde ratificou o PIDESC em 1993, tendo apresentado o relatório inicial em Março de 2017.

Recorde-se que Cabo Verde é signatário de quase todas as Convenções internacionais de Direitos Humanos, pelo que o Estado assume um conjunto de compromissos entre os quais se destaca o de elaborar e submeter relatórios periódicos sobre a implementação desses tratados no país.

Além dos relatórios do Estado, recomenda-se que sejam apresentados relatórios paralelos de outras entidades, como as Instituições Nacionais de Direitos Humanos (INDH) e as organizações da sociedade civil.

Esses relatórios são submetidos aos Comités encarregues de cada uma das Convenções Internacionais de Direitos Humanos, e são depois avaliados em sessões públicas. No final, são apresentadas recomendações ao Estado.

 

Artigos relacionados:

+ Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais (PIDESC)

+ Relatório do Estado sobre a implementação do PIDESC em Cabo Verde – 2017

+ Relatório da CNDHC sobre a implementação do PIDESC em Cabo Verde – 2018

+ Relatório das ONG's sobre a implementação do PIDESC em Cabo Verde - 2018

 

Outros artigos relacionados:

+ CNDHC realiza formação sobre a elaboração de relatórios do Estado aos Mecanismos de Direitos Humanos

+ CNDHC realiza formação para ONG's sobre a elaboração de relatórios-sombra das Convenções Internacionais de Direitos Humanos

+ Direitos Humanos: técnico da CNDHC certificado para ministrar formações sobre a elaboração de Relatórios aos Órgãos dos Tratados

+ Plenária da CNDHC: XLII reunião com enfoque nos relatórios internacionais de Direitos Humanos