70 anos DUDH / São Nicolau: concelho da Ribeira Brava acolhe atividades da campanha

No âmbito da campanha nacional de celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o concelho da Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau acolheu uma séria de atividades nos dias 26 e 27 de Setembro de 2018.

As atividades, dirigidas pela Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, e pelas Técnicas Ilda Fortes e Marísia Nascimento, contaram com a participação especial do jovem artista Hilário Silva, autor da música oficial da campanha intitulada “Nos tud tem direito”.

No dia 26 de Setembro, foi realizada uma sessão pública no Salão Nobre da Câmara Municipal. A sessão foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Pedro José Morais.

Depois da apresentação da campanha, foi realizado um debate sobre os desafios do concelho no que se refere ao respeito pelos direitos humanos, moderado pela Assessora da autarquia, Maria de Jesus.

Na atividade, estiveram representantes de entidades locais, nomeadamente serviços desconcentrados, organizações da sociedade civil, entidades religiosas, entre outras.

 

 

No mesmo dia, foi realizada uma sessão comunitária na localidade de Preguiça. Os moradores indicaram uma série de défices na comunidade no que se refere aos princípios dos direitos humanos.

 

No dia 27 de Setembro, a Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva acolheu uma sessão da campanha, com uma participação muito ativa dos alunos.

 

 

Recorde-se que a campanha foi lançada no passado mês de Junho, na ilha da Boa Vista, com o objetivo de promover o conhecimento e o debate sobre a história e artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assim como a importância da defesa dos seus princípios.

Promovida pela CNDHC, a campanha conta com o financiamento da União Europeia no âmbito do projeto “Promovendo os direitos humanos e laborais através do GSP+”, e o apoio do Sistema das Nações Unidas.

Artigos relacionados:

+ 70 anos DUDH / São Nicolau: campanha oficialmente apresentada no concelho do Tarrafal

+ 70 anos DUDH: campanha oficialmente lançada na ilha da Boa Vista