Pessoas com Deficiência / CENORF: Presidente da CNDHC visita o espaço a convite da ACD

A convite da direção da Associação Cabo-verdiana de Deficientes (ACD), a Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, visitou, no passado dia 12 de outubro de 2021, o espaço do Centro Nacional Ortopédico e de Reeducação Física (CENORF), situado em Achada São Filipe, Cidade da Praia.

A dirigente foi recebida pelo Administrador da CENORF, Alberto Afonso, que, além de dar a conhecer a estrutura e os serviços prestados pelo centro, elencou alguns desafios e constrangimentos enfrentados pela instituição.

Não obstante a reabilitação física do espaço nos últimos anos, há aspetos de logística, financiamento e da legislação nacional que têm condicionado a atividade e o alcance dos objetivos preconizados.

Refira-se que o CENORF recebe pacientes de todas as ilhas do país, para efeitos de reeducação física ou de colocação de próteses.

Durante a visita, foram ainda apresentados outros projetos da ACD, nomeadamente a unidade de produção de velas - Lumiarte, Velas de Cabo Verde, criada em maio de 2003, que emprega mulheres e meninas com deficiência.

Recorde-se que a ACD é uma organização não governamental, criada em 1994, que tem como finalidade defender os direitos humanos das pessoas com deficiência, sobretudo no que se refere à sua reabilitação física e inclusão social. 

Foi neste contexto que foi criado o CENORF, em outubro de 2005, que presta serviços especializados em matéria de reabilitação e ortopedia, mas também a nível da conceção e produção de aparelhos e dispositivos de compensação para pessoas com deficiência. 

 

 

 

Artigos relacionados: 

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: GRUPO DE TRABALHO DOS COMISSÁRIOS REÚNE-SE PARA REFLEXÃO

DOCUMENTOS DH: CNDHC PUBLICA TEXTO DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA