CNDHC realiza 55ª Reunião Plenária através de videoconferência 

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania realizou esta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022, a 55ª Reunião Plenária, através de videoconferência. 

A reunião iniciou com a aprovação da ata da 54ª Plenária decorrida em novembro de 2021. 

A ordem do dia incluiu ainda pontos como a apresentação de uma retrospetiva do mandato da CNDHC de 2016 até à presente data; a participação da CNDHC na 34ª Sessão do Comité de Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e Membros das suas Famílias; a apresentação da Brochura “Declaração Universal dos Direitos Humanos para Crianças” lançada a 18 de fevereiro; a apresentação da Proposta de Lei Especial Antidiscriminação; e a apresentação do Orçamento da CNDHC para o ano de 2022. Por fim, procedeu-se à divulgação de informações diversas.

Recorde-se que a CNDHC é composta por 30 Comissários, que se reúnem em Plenária trimestralmente. Fazem parte da CNDHC representantes de entidades governamentais, partidos políticos, sindicatos, jornalistas, confissões religiosas e organizações da sociedade civil. 

 

A CNDHC tem por missão a proteção, promoção e reforço dos Direitos Humanos, da Cidadania e do Direito Internacional Humanitário em Cabo Verde, funcionando como órgão consultivo das políticas públicas nesses domínios e como instância de vigilância, alerta precoce, monitoramento e investigação nessas áreas.

 

Artigo relacionado: 

CONSELHO COORDENADOR REÚNE-SE PARA PREPARAR PRÓXIMA PLENÁRIA DA CNDHC