Diplomacia: Embaixada da Suíça ausculta CNDHC sobre situação dos Direitos Humanos em Cabo Verde

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania recebeu, no passado dia 21 de Fevereiro de 2018, a visita de um representante da Embaixada da Suíça. O encontro teve como finalidade auscultar a instituição sobre a situação dos Direitos Humanos no país.

Jean-Baptiste Délèze foi recebido pela Presidente da CNDHC, justificando o encontro com o desejo da Suíça em conhecer os avanços e desafios de Cabo Verde no que se refere aos Direitos Humanos. 

Zaida Morais de Freitas explicou que Cabo Verde já ratificou a maior parte dos tratados internacionais de direitos humanos a nível internacional e regional. Em termos de implementação dos princípios desses documentos, afirmou que o país não regista situações graves de violação dos direitos humanos, em comparação com outros do continente africano.

Apesar disso, tendo em conta a própria condição económica do país, subsistem alguns desafios relacionados com os direitos económicos sociais e culturais, sobretudo no que se refere à habitação, saúde, entre outros.

Em termos de grupos mais vulneráveis, a dirigente da CNDHC elencou como algumas das maiores preocupações as crianças, idosos e mulheres.

De referir que a Embaixada da Suíça fica sedeada em Dakar, abrangendo o Senegal, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali e Mauritânia.