Maio: CNDHC reúne-se com Presidente da Câmara Municipal

Conhecer alguns dos maiores desafios da ilha do Maio no que se refere aos Direitos Humanos foi um dos objetivos principais do encontro entre a Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, e o Presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa.

O encontro, que decorreu no passado dia 28 de Fevereiro de 2018, no âmbito da deslocação de uma equipa da CNDHC à ilha do Maio, contou ainda com a presença da Vereadora da Promoção Social e Ponto Focal da CNDHC no concelho, Sandra Borges.

Zaida Morais de Freitas explicou que o objetivo do encontro era conhecer melhor a realidade da ilha no que se refere a questões relacionadas com os Direitos Humanos e explorar possibilidades de colaboração com a autarquia, no âmbito do protocolo assinado entre as duas instituições.

O autarca Miguel Rosa elencou como algumas das maiores preocupações temas como como o abuso sexual de menores; a Violência Baseada no Género; o direito de ir e vir, associado às limitações da ilha em termos de transporte para outras ilhas; a discriminação de imigrantes, entre outros.  Além disso, nalgumas localidades do interior da ilha, questões como as condições habitacionais e a assunção da paternidade constituem alguns dos maiores desafios.

No final do encontro, a Presidente da CNDHC entregou ao Presidente da Câmara um kit com as publicações da instituição e manifestou disponibilidade de estreitar a colaboração com a autarquia.

Recorde-se que a CNDHC assinou protocolos com os 22 municípios do país, com o objetivo de promover uma maior descentralização das suas ações e assim afirmar-se, cada vez mais, como uma instituição de âmbito nacional.

Artigo relacionado:

+ CNDHC conclui formalização de protocolos com Câmaras Municipais