Tráfico de Pessoas: CNDHC participa em formação no Gana

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania foi uma das entidades convidadas para representar Cabo Verde numa formação sobre o Tráfico de Pessoas, que decorreu de 19 a 23 de Fevereiro de 2018 no Centro Regional de Formação da África Ocidental, na Cidade de Acra, Gana.

A CNDHC esteve representada pelo Assessor Jurídico, Arlindo Sanches, numa equipa constituída ainda por outras instituições nacionais nomeadamente: a Procuradoria da República (Flora Lopes e Ary Varela); a Magistratura Judicial (Antero Tavares), o Departamento de Estrangeiros e Fronteiras (José Daniel Cabral e Zelinda Vasconcelos), a Direção Geral da Imigração (Jacira Moreno) e a Polícia Judiciária (José Luís Gonçalves, Raúl Pereira, Anduleto Ribeiro, Natalino Correia e Silvino Veiga). (ver foto)

A formação teve como principais objetivos capacitar os funcionários responsáveis pela aplicação da lei no monitoramento e combate ao tráfico de pessoas, assim com avaliar as avanços e desafios nesta área a nível regional. Além disso, pretendeu-se ainda reforçar o conhecimento sobre técnicas de identificação das vítimas de tráfico e as melhores práticas para trabalhar com elas.

De referir que o convite para a participação da CNDHC na formação foi formulado pela Embaixada dos Estados Unidos da América.  Além de Cabo Verde, estiveram presentes representantes do Benim, Guiné-Bissau, Gana, Serra Leoa, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Togo e Senegal.