Maio: CNDHC apresenta estudo sobre condenados por crimes sexuais contra menores

Representantes de várias entidades locais e particulares participaram na apresentação pública do estudo “O perfil dos condenados por crimes sexuais contra menores: Conhecer para melhor intervir” na ilha do Maio no passado dia 1 de Março de 2018.

A atividade decorreu no Salão da Assembleia Municipal e a abertura contou com os discursos da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas; do Coordenador do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente, Mário Fernandes; e da Vereadora da Promoção Social e Ponto Focal da CNDHC na Câmara Municipal do Maio, Sandra Borges.

A apresentação dos resultados do estudo foi feita por uma das consultoras Kika Freyre, representando a equipa constituída ainda por Dionara Anjos e Carla Corsino. Seguiu-se um intenso debate moderado pela Procuradora da República da Comarca do Maio, Carla Teixeira, onde se registaram pertinentes contributos e questionamentos sobre o tema.

Depois das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal, Fogo e Santiago, na ilha do Maio a apresentação pública do estudo contou com os apoios da Câmara Municipal e do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente.

Recorde-se que o estudo apresentado teve como principal objetivo conhecer o perfil dos condenados por crimes sexuais contra menores, e contribuir para o conhecimento, prevenção e intervenção das autoridades e da sociedade em geral nesses casos. Entende-se que o processo deve incidir não só nos planos curativo das vítimas e punitivo dos agressores, mas também em medidas e ações de carácter preventivo.

O projeto contou com o apoio do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, da Bornefonden e do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente.


Artigos relacionados:

+ Maio: CNDHC reúne-se com ICCA para conhecer preocupações sobre os direitos da criança na ilha

+ Crimes Sexuais contra Menores: CNDHC reúne-se com especialista internacional