Discriminação Racial: tolerância e respeito pela diversidade como lema de 2018

“Promover a tolerância, inclusão, união e respeito pela diversidade no contexto do combate à discriminação racial” foi o lema de 2018 para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, a 21 de Março.

A data chama a atenção para situações de racismo e intolerância, assim como práticas discriminatórias sobretudo contra imigrantes e refugiados.

Recorde-se que o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela ONU em 1969, devido ao incidente intitulado Massacre de Sharpeville, ocorrido em Joanesburgo, África do Sul, a 21 de março de 1960.

Nesse dia, 20.000 pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação. A polícia do regime do Apartheid disparou contra a multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.

A mensagem do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial é de igualdade e de combate à discriminação racial. Neste dia a ONU reafirma e renova o seu objetivo de ajudar a construir um mundo mais justo e igualitário.

Texto: C/Sandra Moreira (estagiária)