70 anos da DUDH: escola da Fundação Infância Feliz acolhe palestra sobre os Direitos Humanos

Alunos do 11º ano de escolaridade da escola da Fundação Infância Feliz, localizada no bairro de Calabaceira, Cidade da Praia, participaram numa palestra sobre a história dos Direitos Humanos, realizada no passado dia 13 de Março de 2018.

Ministrada pela técnica da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zoraida Fortes, a atividade contou com a participação de 21 alunos com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos.

Durante a atividade, promoveu-se uma conversa aberta sobre a história e princípios dos Direitos Humanos e o papel de cada cidadão na promoção e respeito dos mesmos.

A aluna Diana Andrade definiu Direitos Humanos como” conjuntos de direitos de cada cidadão”. A colega Ivânia Martins afirmou que “por sermos seres humanos, temos direitos”.

A atividade foi muito interativa e dinâmica e os alunos mostraram ter algum conhecimento sobre o tema, questionando sobre o cumprimento dos direitos e deveres de cada cidadão em Cabo Verde.

Os estudantes apresentaram ainda exemplos de casos práticos, mostrando que estavam em sintonia com a atualidade nacional. Defenderam que os direitos humanos são violados todos os dias, em parte porque muitos não cumprem os seus deveres e violam os direitos dos outros.

No final, os alunos receberam exemplares da Declaração Universal dos Direitos Humanos e mostraram-se satisfeitos com a sessão.

De referir que a atividade decorreu no âmbito da campanha de celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que a CNDHC tem promovido desde o início do ano nas escolas da ilha de Santiago e que serão brevemente alargadas às outras ilhas do país.

Texto. C/ Sandra Moreira (estagiária)

Artigos relacionados:

+ 70 anos da DUDH: CNDHC ministra palestra sobre Direitos Humanos para crianças que frequentam Associação Maracanã

+ 70 anos DUDH: campanha esteve em São Miguel