70 anos DUDH: CNDHC realiza atividade no liceu de Santa Catarina

No âmbito da campanha de celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania realizou uma palestra no Liceu Amílcar Cabral, na Cidade de Santa Catarina, ilha de Santiago, no passado dia 21 de Março.

A atividade contou com a presença da Presidente da CNDHC, Zaida Morais de Freitas, e do Secretário do Liceu, Alcides Monteiro, e com a participação de cerca de 30 alunos da área humanística com idade compreendida entre os 17 e os 21 anos.

A palestra foi dirigida pela técnica social da CNDHC, Zoraida Fortes, que iniciou com uma dinâmica com uma bola positiva. De seguida, apresentou alguns conceitos relacionados com os Direitos Humanos e divulgou um vídeo sobre a história da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento foi distribuído a todos os alunos presentes.

Por fim, foram realizadas dinâmicas e dramatizações relacionadas com o tema para avaliar o nível de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.

A atividade contou ainda com a participação de um membro do Movimento Jovens pela Paz, Ivan Moreira, que fez uma intervenção sobre a relação entre a paz, o bullying e os Direitos Humanos.

De acordo com os alunos, a atividade foi uma mais-valia, uma vez que passaram a conhecer e saber mais sobre os Direitos Humanos. Foram desafiados a gravar vídeos sobre os artigos estabelecidos na DUDH.

A palestra terminou com a atuação do jovem artista Hilário Silva, que deixou uma mensagem de respeito pelos princípios de Direitos Humanos.

Recorde-se que essas atividades têm como objetivo principal promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e disponibilizar exemplares do documento para os alunos e professores.

A realização de palestras nas escolas tem sido intensificada, estando previsto que sejam alargadas a todas as ilhas de Cabo Verde.


Texto: C/ Sandra Moreira (estagiária)

Artigos relacionados :

+ 70 anos DUDH: Escola Regina Silva acolhe palestra sobre os Direitos Humanos