Pessoas com Deficiência: CNDHC recebe visita da dirigente da Humanité Inclusion

No passado dia 27 de Março, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania reuniu-se com a coordenadora internacional da Humanité Inclusion (novo nome da Handicap Internacional).

Durante o encontro, Catherine Gillet explicou que a sua deslocação a Cabo Verde teve como objetivo avaliar o projeto HIV e Pessoas com Deficiência, financiado pela instituição e explorar possibilidades de novas parcerias.

A Presidente da CNDHC informou que a instituição pretende publicar, em 2018, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Além disso, Zaida Morais de Freitas referiu a necessidade uma advocay para a aprovação, por Cabo Verde, do Protocolo Facultativo à Convenção.

O encontro contou ainda com as presenças da Coordenadora Nacional da Humanité Inclusion, Adelsia Almeida; do membro da Federação Cabo-verdiana das Pessoas com Deficiência, António Melo; do Assessor Jurídico ca CNDHC, Arlindo Sanches; e da Técnica, Zoraida Fortes.

No final, as duas entidades mostraram-se disponíveis para colaborar na promoção dos direitos das pessoas com deficiência em Cabo Verde.

Conheça o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, uma das convenções internacionais de Direitos Humanos já ratificadas por Cabo Verde.

+ Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência