Criatividade e Inovação: ONU reconhece contributo para cultura e economia

Enaltecer a importância da criatividade e da inovação para a humanidade é um dos objetivos das comemorações do Dia Mundial da Criatividade e Inovação, instituído pela 30º Conferência Geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Para a organização, a criatividade, a nível coletivo ou individual, é um meio de resolução de problemas, de descoberta de novas soluções, de exploração das capacidades da mente humana, libertação da imaginação e fonte de identidade para o indivíduo e para a comunidade.

Ao mesmo tempo, a criatividade e a cultura têm um valor não monetário significativo que contribui para o desenvolvimento social inclusivo, para o diálogo e a compreensão entre os povos.

Não obstante, reconhece- igualmente que a criatividade e a inovação podem proporcionar um novo impulso para o crescimento económico e a criação de empregos.

De acordo com a UNESCO, as indústrias culturais e criativas estão entre os setores mais dinâmicos da economia mundial, gerando milhões de empregos em todo o mundo. A economia criativa - que inclui produtos audiovisuais, design, novos medias, artes cénicas, editoras e artes visuais - é reconhecida como um setor altamente transformador da economia mundial em termos de geração de riqueza, criação de empregos e ganhos com exportações.

De referir que a ideia da instituição do Dia Mundial da Criatividade e Inovação foi lançada por Macri Segal, diretor de arte publicitária em Toronto (Canadá), com alusão ao nascimento de Leonardo Da Vinci, considerada uma das mentes mais criativas da história da humanidade.

Texto: C/ Sandra Moreira (estagiária)
Imagem: https://www.ufrgs.br/icd/artigo-criatividade-e-inovacao/